quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Gestão das Praxes para 2007/2008

Está aberta a Comissão de Praxes para CPRI.
Meio clandestina, mas pronto, sempre fica a boa intenção em tornar este início de ano um sucesso para a caloirada!

SUGIRAM =D

34 comentários:

Anônimo disse...

PESSOAL \o/

Penso k o primeiro grande passo a dar é decidir o QUANDO (em k dias e durante kt tmp) praxaremos as nossas larvinhas... pk conviria tvx comunicar o departamento se for em tmp de aulas a ver s eles dispensam tds =/
tb estou curiosa em saber se os querem tratar softmente :P como o ano passado ou fazer rebaixá-los um pc ao k eles realmente são - um monte de fese

pandora (yemizinha =P)

Anônimo disse...

O ano passado as praxes foram de facto fraquinhas, falta de tempo, muitas ideias e pouca concretização, no entanto acho que o objectivo das praxes é sem dúvida receber os caloiros, ou seja, diverti-los um pouco, pô-los à vontade, dar-nos a conhecer e óbvio rir-mos um bocado às custas deles. Mas não concordo nem participo se as praxes entrarem por um caminho abusivo, da humilhação e da falta de respeito, até porque isso tira a piada toda à coisa, porque muitos deles recusar-se-ão a participar e não aparecerão nos dias seguintes.
Quanto aos dias de praxes, era muito engraçado que durasse a semana toda, mas isso é quase impossível, e até mesmo dia 24 vai ser complicado, porque... voilà, começaram as faltas! Acho é que podemos fazer qualquer coisa dia 24, tentar, e por favor, organizar um rally tascas caramba!!!!

Anônimo disse...

o ideial, era, com a ajuda do departamento, enganá-los e dizer que há aulas na sexta feira e ver os caloirinhos todos sexta na faculdade, praxá-los à vontade (pq n há aulas!) e tinhamos esse factor surpresa porque ficaram a semana toda à espera das ditas praxes e faziamos nesse dia o rally tascas. Obvio que corremos o risco de não resultar, mas se for bem planeado...

Anônimo disse...

Bem antes de mais concordo com a Raquel no que toca ao abuso nas praxes, ninguem gosta e é escusado... um exemplo (na minha opiniao) porreiro é atarmos as mãos dos caloiros aos dos colegas do lado à hora do almoço. O ano passado resultou e achei engraçado ver os caloiros a tentarem se desenrascar.

Outra hipotese é colocarmos os mesmos a ler uns quantos "poemas" em voz alta no meio da esplanada, como por exemplo:

A Poesia do Cume (leiam em voz alta)

No cume daquela serra
semeei uma roseira
O mato no cume arde
A rosa no cume cheira...
Quando cai a chuva gossa
a água do cume desce
o orvalho no cume brilha
o mato no cume cresce!
Mas logo que a chuva cessa
ao cume volta a alegria,
pois volta a brilhar depressa
o sol que no cume ardia
E quando chega o verão
tudo no cume seca
o vento o cume limpa,
e o cume fica careca...
Ao subir a linda serra
Vê-se o cume aparecendo
mas começando a descer
vai-se o cume escondendo
Quando cai a chuva fria
salpicos no cume caem...
abelhas no cume picam...
lagartos do cume saem...
À hora crepuscular
todo o cume escurece,
irilampos no cume brilham
e a lua no cume aparece!
E quando vem o inverno,
a neve no cume cai...
O cume fica tapado,
E ninuem ao cume vai...
Mas a tristeza logo se acaba,
e de novo vem o verão!
O gelo do cume cai
e todos ao cume vao!

in: "o sabixa não faz melhor!! hihi..."

Anônimo disse...

LOLOLOL!
Esse poema do cume está o máximo, acho uma óptima ideia.

Bom, quanto aos dias, acho que deveríamos pedir ao departamento dispensa para todos no dia 24. Explicamos-lhes que queremos integrar os caloiros e tal... acham que eles cedem?
No resto da semana, podíamos combinar umas coisas mais softs, só nos intervalos do almoço, por exemplo.
Quanto a sexta-feira, vai ser difícil enganá-los pois já devem ter visto nos horários que não há aulas à sexta. Poderíamos era dizer-lhes a verdade... marcavamos o baptismo para sexta e assim tenho a certeza que eles iriam pois ninguém quer ficar sem padrinhos (pelo menos eu não quereria). Além disso, como vamos fazer umas praxes divertidas e, claro, sem exageros ou humilhações, acho que eles até vão gostar de passar a sexta connosco!

Boas ideias pessoal,

Mariana

Anônimo disse...

sim nd de exageros!
vamos fazê-los sentir-se bm e k s divirtam mm à brava!

mas acho que isso de sexta não ia resultar lá mt bem =/ tda a gente deve querer ir pa casa .. e baptismo e rally com pcs caloiros e padrinhos nao serve..

dps tms de fazer um porquinho pa comprar as cenas ja necessarias pa segunda .. ~
a musica do cume pa ser cantada no campo pekeno xD vou-m partir a rir

pandora

Anônimo disse...

lol eu tambem acho que nos vamos rir muito com o poema (ou musica sei la qual dos dois, encontrei esta merda na net=P) mas eu ia sugerir na esplanada la da faculdade onde ha muito mais pessoas... agora a pergunta é se realmente formos para a frente com a Poesia do Cume pomos os caloiros a ler um a um ou todos ao mesmo tempo?

G

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bongz disse...

Na minha ideia uma vez que somos caloiros na arte de praxar toda a ajuda é bem recebida. Como tal temos três hipóteses: a) apelar aos alunos mais velhos de CPRI para se juntarem a nós ; ou b) juntarmos as nossas praxes com as de cc, numa tentativa de unir mais a escola, achoq ue era bonito e uma GRANDE ajuda porque as praxes de CC podem não ser brilhantes mas pelo menos existem; c) como terceira hipótose podemos integrar o espírito da nova e fazermos uma coisa a solo o que era bom no início mas não o pretendido nas praxes. Há que unir as pessoas desde o início e faze-las sentirem-se pertencentes a um grupo de semelhantes.
Achava que deviamos fazer uma semana de praxes e como tal há que começar a trabalhar nessa semana podiamos integrar algumas actividades entre as quais uma visita a um jardim infantil onde os nossos caloiritos seriam pintados por meninos e meninas pequenos... é uma ideia terça feira apresento outras tantas!
Também gostava de propor uma coisa que nos defenderia em pleno do MATA, ATÉ TERÇA E APAREÇAM!

Fico muito contente em que se esteja a tentar fazer a diferença se este ano correr bem para o ano seremos muitos mais!


Um beijinho grande!

Anônimo disse...

Good men aren't hard to find, they just tend to stay well clear of complete bitches... ouve "mulherzinha" o que tu achas do artigo da rapariga que fundou o blog (e que ao contrário de ti teve a coragem de se identificar) é uma opinião tua e não é para aqui chamada... esta tentativa de "tomar responsabilidade de lides" é na realidade um esforço em conjunto, algo que partiu de um espirito de equipa (algo que alguem que tem dificuldade em se deixar de surpreender "pela tacanhez desta gentinha" do mesmo ano não deve nem compreender). Portanto se estás aqui para fazer comentários tristes ao menos tem a coragem e decência de te identificares para que todos fiquemos a saber que realmente não estás conosco e que ficas na tua. Custa muito?

Gerhard da Costa Pinto

Bongz disse...

em resposta a "a good man is hard to find": Agradecemos a tua preocupação que não demonstra qualquer implicação com ninguém em especial visando somente o bem-estar dos nossos caloiros. Como os nosso planos não são à moda do amigo estaline, convidamos-te a fescalizar as nossas praxes para que vejas com os teus próprios olhos e te convenças de que não há qualquer intenção fascista como motivador da nossa vontade de praxar. COmo tal gostaria de falar contigo pessoalmente, isto é se de facto for merecedora de tal prazer.
Agradecemos a tua preocupação que também não deixa de ser a nossa: zelar pelo bem dos próximos alunos do nosso curso.

Cumprimentos,
Vânia Gago (968393259).

Bongz disse...

Antes que me prives da honra da tua presença pelo meu terrível erro ortográfico que de facto é mau. É fiscalizar e Estaline está com letra minúscula! Mil perdões!
Gostava mesmo de falar contigo talvez seja eu que estou enganada e dou-te a oportunidade de me explicares o teu ponto de vista, é sincero!

Anônimo disse...

Gostava de fazer um pedido a todos. O blog é público, é dirigido a todos os que quiserem participar na organização das praxes e todos têm direito a dar uma opinião. Agora não acho de todo necessário partirmos para querelas políticas e insultos. Até porque julgo (e penso poder falar por todos) o objectivo destas praxes e a motivação das mesmas nada tem a ver com questões políticas - até porque ficou bem claro, pelo menos da minha parte, que não são para humilhar nem desrespeitar ninguém. Para além do mais, os caloiros que não quiserem participar nas praxes, não participam.
Esta é apenas mais uma altura para nos unirmos, 1ºs, 2ºs e 3ºs anos e passarmos um bom bocado todos juntos.

Anônimo disse...

Ah, mais outro pormenor... quem for anti-praxe, não praxa, e não é por isso que será posto de parte, deve haver simplesmente uma atitude de respeito mútuo entre quem concorda e quem discorda. E para não ferir susceptibilidades o que podemos fazer no momento da praxe é informar os caloiros de que as praxes não são "em nome do curso" mas apenas de quem as quis organizar.

Tania Morais disse...

a good man is hard to find:
esse poema não é da minha autoria =) é mesmo da tuna da nossa faculade. e sabes que mais? li-te na diagonal
tem um bom ano lectivo =D

Tania Morais disse...

ah, e nao concorri à AE

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É pena que venhas aqui "mandar boquinhas" e tenhas medo de levar com elas, mas admitiste-o.
Espero que filosofia corra bem, boa sorte!

Anônimo disse...

Os corredores de filosofia não são escuros! Já estive em epistemologia e posso já dizer que o ambiente é bem menos soturno do que aquele em que temos muitas aulas, e as pessoas lá são igualmente "normais". Como em todo lado, há pessoas mais interessantes e outras menos.

Bongz disse...

Tens de facto todo o direito de te identificares não tens é o direito de diminuires pessoas que nem conheces. Acho que muito poucas pessoas sentiram que o curso era aquilo que esperavam e encontraram pessoas com quem se identificavam.
De qualquer modo esse é o principal motivo pelo qual eu achoq ue as praxes são importantes é para fazer as pessoas falarem entre si nem que seja a insultarem quem os está a praxar mas talvez assim achassem alguém com quem se sentissem mais à vontade. Acredites ou não gostava de saber quem és não apra te apontar o dedo mas para tentar perceber o teu ponto de vista. Se houve alguém apontado pelas praxes fui eu e não foi pelos que me praxaram, foi por aqueles que não respeitaram a minha vontade de ser praxada. Desejo-te boa sorte para o teu curso e que consigas encontrar pessoas com quem te identifiques mais.
Beijinhos.

Tania Morais disse...

pessoal, estamos a dispersar =p hora de almoço... tlv a partir das 12? dpois começamos a aparecer e a juntar q acham?? *

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi pessoal! depois das ferias axo muito bem começarmos em grande!

Axo k podiamos (com alguma organização) fazer tipo um verdade ou consequencia com perguntas no ambito do nosso cursinho, organizando grupos, que responderiam as ditas perguntas, kem falhasse teria castigos, por exemplo o tal poema sugerido pelo G, ou (na minha opiniao melhor) beber imeperiais de penalty). Ideias aceitam-se!!!
seria engraçado e nos grupos sempre podiam conhecer se melhor!

Tudo o k foi feito no ano passado, tirando a corrida de touros, concordo!


Ate terça ;)

Martinha

Anônimo disse...

Em primeiro lugar fico feliz por saber que finalmente este ano há (alguma) organização na realização de algo que faz parte não só da tradição académica mas também do nosso futuro album de recordações que todos nós esperamos seja vasto, diverso, alegre e sobretudo feliz!
Relativamente a alguns "pseudo-intelectuais" que possam surgir por aqui a mandar aquelas "típicas boquinhas" de quem sente ódio do mundo em que vive e que tem um grande desgosto por nós não nos tratarmos todos por "camaradas" (mas que depois bebem COCA-COLA, gostam de mandar sms do telemovel da NOKIA, gostam de calçar os tenis da CONVERSE-ALL STAR e enfim, não vivem sem o "maldito" mundo capitalista), acho que não há muito mais acrescentar..Tenho pena, de facto, que esse pessoal que não suporta as praxes seja tão extremista e tão cínico, pois apoiam-se em ideais de liberdade, entre outros, mas depois são os primeiros a ofender e a mandar abaixo aqueles que, por OPÇÃO PRÓPRIA decidiram entrar na brincadeira, não por medo, não por ameaça, mas simplesmente por diversão, para passar um bom momento juntos.
Eu estou no terceiro ano de CPRI e tenho colegas que não quiseram entrar nas praxes no ano em que eu entrei e no entanto, cruzamo-nos todos os dias e falamos uns com os outros, sem mágoa nem rancor. Eles tiveram a sua opção e eu tive a minha, mas independentemente disso, respeitamo-nos mutuamente...é pena que haja sempre alguem que queira destruir essa harmonia e que queira tornar as praxes em algo que elas não são, nem nunca foram, pelo menos na FCSH...Por isso, aqui deixo o meu convite a essas pessoas a assistirem e se possivel acompanharem de perto a recepção aos caloiros..pode ser que no seu imaginário encontrem exemplos de humilhação e ofensa que tanto apregoam que existe nas praxes, mas que ainda nunca ninguem viu...

Quanto às praxes, acho uma grande ideia a criação deste blog e vou estar presente de certeza nessa reunião. Quanto a ideias, achei engraçado a tourada no ano passado, sendo que tal como já foi dito, podiamos introduzir o rally das tascas, um verdade ou consequencia no ambito de CPRI e algo que nao pode faltar e que infelizmente o ano passado(devido sobretudo à escassez de tempo)não foi possivel realizar; falo obviamente da AULA FANTASMA, que nas praxes de há dois anos foi o melhor momento de todos!garantidamente! =D
Depois, algo que também deviamos começar a pensar era a jantarada de recepção ao caloiro!
Vo pesquisar mais algumas ideias para tornar o dia dos caloiros inesquecível!
Se precisarem de algo é só dizer!
Cumprimentos!


João Churro


P.S: Não vão algumas "mentezinhas" mais maldosas pensar que aqui o joaozinho é cabeça rapada ou que anda com a cara tapada nas manifs do pnr e que comprimenta os amigos com um sieg heil, fica o esclarecimento: Sou apenas um cidadão que se interessa por política e por história, sendo que não sou filiado em nenhum partido político e as minhas convicções políticas centram-se sobretudo nas pessoas e nos seus actos e não nos partidos. Sou republicano, defendo a democracia, a liberdade e a justiça.

Anônimo disse...

concordo com a Tania acho que agora que tudo que havia a ser dito foi dito devíamos-nos concentrar nas praxes.

Pelo que parece a ideia de um questionário no âmbito de CPRI é uma ideia apoiada (por enquanto) por todos, portanto acho que seria bom começarmos a pensar em que perguntas ao certo é que lhes vamos colocar e que "castigos" é que lhes esperam na eventualidade de errarem=P

Quanto à ideia da tourada eu também achei engraçada, só que percebo porque é que a Marta não tenha apreciado foi realmente mal organizado mas é precisamente isso que este blog procura remediar não?

Concordo com o João quanto à ideia da Aula Fantasma, e embora não tenha assistido à mesma ha dois anos, so ouço falar bem desse tipo de praxe. Uma ideia engraçada para a aula fantasma era lhes fazer um teste de aferição em que os caloiros teriam que interpretar um texto em francês ou alemão ou algo do género. É uma ideia mas estou aberto a outras!

Abraços
G

Anônimo disse...

xiii aula fantasma seria excelente!! =) tms de encontrar alguem com mta pinta ;)

qt ao questionário/verdd ou consequencia eu vou pensar nalgumas perguntas (e castigos =P) para vos mandar .. já que 3ª vou tar a trabalhar =/

anyway malta... concentração máxima nas praxes.. eskeçam o resto =|

lets rock the house!

Anônimo disse...

ate agora tudo boas ideias! a minha unica preocupaçao é darem mesmo dispensa dia 24 p fazermos as praxes... n vao dar quase de certeza, ainda p mais c bolonha é mais apertado. o ano passado tb quisemos fazer isso convosco e cm viram n nos deram dispensa oficial..! e este ano acho q ja ha faltas..

Anônimo disse...

Apesar de não poder estar presente na reunião de praxes, na proxima 3ª feira..gostaria de dizer quee stou bastante satisfeito por ver empenho e ideias originais..=) Gosto da ideia de uma aula fantasma; no ano passado o 1º ano de CC teve uma aula fantasma, onde na bibliografia da "cadeira" estavam livros do Gouxa e da Paula Bobone.. Nas praxes do ano passado axei imensa piada à parte d almoço e das mãos amarradas.. penso que seria uma ideia para continuar... Devia se ficar apenas por um dia de praxes, e não uma semana, como alguem sugeriu..afinal a nossa faculdade não tem tanta tradição quanto isso... Se precisarem de colaboradores é só dizer.. =P



Ricardo da Cruz Rodriguues

Anônimo disse...

Joao Churro tu és gay :)


NUNO PINHO
Nº 17798
Rua Aboim Ascençao nº2 1º Esq, 1700-001, Campo Grande Lisboa

Anônimo disse...

É bom ver que o pessoal este ano está bem empenhado nas praxes.
Uma aula fantasma era brutal. e claro o rally das tascas!
e os caloiros não se podem escapar sem declamar o hino da Nova em altos berros.

Maria Inês

ps: não vou poder ir na terça.

Anônimo disse...

Por falar em Hino alguém consegue criar um Hino de CPRI? No ano em que entrei para o curso a malta do 2º ano tinha re-escrito uma musica dos Dzrt com nuances de CPRI... seria engraçado se conseguissemos fazer algo semelhante não? (tudo menos DZRT ou 4taste por favor:P)

G

Anônimo disse...

Uma turma belíssima!! Uma faculdade fantástica!! És a nossa fé! Força CPRI allez allez!!
Ok, isto é o meu lado sportinguista...

Anônimo disse...

Sugestão (c ritmo do "I Will Survive", mas não segue a melodia toda, só o início!)

Quando aqui chegamos
Era enorme a confusão
Esta faculdade
É uma desorganização
Mas agora que aqui estamos
Não vamos desistir
Estamos no melhor curso do mundo
Estamos em CPRI!

Milhares tentaram
Não conseguiram
Por isso toca a dar valor
Tratar este curso com amor
Nem sempre as notas correspondem àquilo que queremos
Nem tão pouco ao que verdadeiramente merecemos!

Mas não faz mal
Porque temos sorte
Em ter o Canaveira
Diz umas piadas à maneira
E ainda o Esteves Pereira
Da comissão científica
Onde mais que os alunos
Se discute a política!

Embaixadores
Diplomatas
Políticos ou secretários
Caixas do jumbo ou desempregados
Para os últimos não ser
Terei muito correr
Por isso toca a esforçar
A estudar e a brilhar!

Mas agora
Que aqui estamos
Não vamos desistir
Toca mas é a sorrir
Afinal de contas
Estamos onde, minha gente?
Estamos no melhor curso do mundo
Estamos em CPRI!

Bem, é uma sugestão meia improvisada pessoal! Alterações aceitam-se.

Boas ideias!!

Mariana

Anônimo disse...

Pessoal, qual n foi o meu espanto que ao chegar ao departamento hj, vi q a D. Maria da Luz ia afixar uns avisos a dizer que a prof Crmen (q dá aulas aos caloirinhos) so começa a dar aulas dia 26! O que a Raquelinha fez? Pedi para não afixar nada! Assim, os caloiros aparecem a porta da sala, a pensar q vao ter aulas e temos tempo livre (sem preocupar com as faltas) p estar c eles! O unico senao é q essa cadeira esta dividida em 2 turmas, mas vamos arranjar solução!